Procedimentos Especiais

Coleta para teste de paternidade, amniocentese, cordocentese, Biópsia de Vilosidades Coriônicas (BVC) e punções fetais

Uma série de exames adicionais podem ser realizados para avaliação de algumas patologias fetais e genéticas que podem ser identificadas antes mesmo do nascimento, ampliando as possibilidades de tratamento.

A realização destes procedimentos irá depender de uma série de fatores que serão avaliados pelo médico pré-natalista e pelo especialista em medicina fetal para garantir a melhor condução caso-a-caso.

Aqui também incluímos a realização de coleta para realização de teste de paternidade para as situações onde se quer determinar a vinculação biológica entre dois indivíduos, no caso, entre o feto e o pai.

Conheça abaixo alguns dos procedimentos especiais realizados pela Unifetos Salvador:

Biópsia de Vilosidades Coriônicas (BVC)

A Biópsia de Vilosidades Coriônicas ou simplesmente BVC consiste na coleta de uma pequena amostra da placenta. Este exame é realizado entre 11 e 14 semanas de gestação para a realização de testes genéticos.

Consulte nosso blog para saber mais: O que é Biópsia de Vilosidades Coriônicas ou BVC?

Amniocentese

A Amniocentese é um método de diagnóstico pré-natal que consiste na retirada de pequena quantidade de líquido amniótico (líquido que banha o feto) para avaliação do cariótipo fetal, anemia fetal, doenças gênicas, maturidade pulmonar fetal e teste de paternidade.

Este exame é realizado a partir da 16a. semana de gestação através de uma punção do abdômen materno.

Consulte nosso blog para saber mais: O que é amniocentese?

Cordocentese

A Cordocentese consiste na obtenção de sangue fetal através da punção do cordão umbilical guiada por ultrassom.

Exame indicado para avaliação de anemia fetal, infecção fetal, cariótipo fetal e teste de paternidade. A cordocentese pode ser utilizada também para transfusão sanguínea fetal, por exemplo, quando há incompatibilidade sanguínea materno-fetal com anemia fetal.

Consulte nosso blog para saber mais: O que é Cordocentese?

Teste de Paternidade Intraútero

Teste de Paternidade Intraútero é realizado através da Biopsia de Vilosidades Coriônicas (BVC) ou amniocentese, a depender da idade gestacional.

Faz-se necessário também a coleta do sangue materno e do suposto pai (a serem realizados em laboratório de escolha da paciente).

Gravidez de alto risco

Saiba como lidar

Uma gravidez é considerada de alto risco quando existem complicações potenciais que podem afetar a saúde e bem-estar da mãe, do bebê ou de ambos. Por este motivo, a avaliação periódica através de exames de ultrassonografia são fundamentais no acompanhamento da gestação para que o melhor encaminhamento possa ser feito o mais rápido possível.