Qual a importância da Ultrassonografia para a gestação?
A ultrassonografia é um grande aliado para a avaliação da saúde e bem-estar materno-fetal, tendo nos últimos anos se beneficiado bastante com o avanço da tecnologia da informação e evolução do conhecimento médico com relação aos cuidados e procedimentos relacionados às condições gestacionais.
Exames de ultrassonografia utilizam ondas sonoras refletidas, conhecidas por ultrassom, e durante a gravidez são capazes de produzir imagens do feto, da placenta (órgão que alimenta o feto e une este ao útero materno) e do líquido amniótico (líquido que envolve o feto). Através da análise destas imagens, o médico com especialização em medicina fetal é capaz de identificar dificuldades enfrentadas, eventuais patologias ou sugestões da presença destas patologias.
É sabido que a identificação precoce de situações problema tem um papel fundamental no melhor enfrentamento e encaminhamento destes problemas, inclusive com a existência de uma série de procedimentos realizados no feto antes mesmo do nascimento.
As imagens capturadas através de uma sonda são apresentadas em um monitor e podem ser salvas em mídia e impressas como fotos para fazer parte do laudo do exame.
O exame de ultrassom é a forma mais segura de obter informações sobre o feto, pois não usa nenhum tipo de radiação que poderia causar problemas ao desenvolvimento fetal. Não causa dor, nem mesmo maiores desconfortos.
A partir da análise das imagens capturadas durante o exame ultrassonográfico é possível a obtenção de diversas informações, como a idade gestacional (datação da gestação), posição do feto no ventre materno, sexo, além do acompanhamento de todo o desenvolvimento da gestação e o diagnóstico de possíveis patologias que podem ocorrer no decorrer da gravidez, como a Síndrome de Down, a anemia fetal, alterações de crescimento fetal, dentre outras.
Ao longo da gravidez, a gestante deve realizar diversos exames de ultrassom, pois assim poderá ser feito o acompanhamento adequado da gestação, das condições de saúde e bem-estar da mãe e do bebê, e avaliar determinadas informações específicas de cada período do desenvolvimento fetal.
O ultrassom também é utilizado para guiar determinados procedimentos como a amniocentese, cordocentese e BVC, o que permite a visualização em tempo real do abdômen materno, conferindo uma maior segurança na execução desses procedimentos.